Tue, 19 Apr 2016 14:54:00 +0000
A regra é simples e já conhecida: é dando que se recebe. Tudo aquilo que você oferece retorna para você. Mas como realmente aplicar este princípio para atrair coisas boas para as nossas vidas?
A Lei da doação é a resposta.
Li pela primeira vez sobre o assunto no livro “As Sete Leis Espirituais do Sucesso”, do Deepak Chopra. Dentre as leis que ele expõe no livro, esta foi a que mais me chamou a atenção.
Em primeiro lugar, é preciso saber que a Lei da doação funciona para todas as pessoas e age em todas as áreas da vida: relacionamentos, dinheiro, trabalho, felicidade, sentimentos, bem-estar etc. Você já deve ter percebido que, quando alimenta sentimentos negativos em si e os transmite aos outros, sua vida torna-se cada vez mais pesada e difícil de suportar. E provavelmente também já sentiu que, quando está bem e alimenta e distribui positividade, coisas boas começam a acontecer. A Lei da doação trata do segundo caso: oferecer coisas boas para recebê-las de volta.
Você quer ser amado? Então primeiro ame.
Quer ter sucesso? Ensine outras pessoas a terem sucesso.
Quer ser feliz? Faça os outros felizes.
Quer receber atenção de alguém? Dê atenção a esta pessoa.
Quer ter paz? Transmita paz.
Quer ser valorizado? Valorize.
Quer alegria? Dê alegria aos outros.
Quer bens materiais? Ajude os outros a conquistarem suas riquezas.
Quer energias positivas na sua vida? Transmita positividade por onde passar.
Praticar a lei da doação é muito simples. Se quer alegria, faça os outros sentirem-se alegres. Se deseja amor, comece a dar amor. Se procura atenção e apreço aprenda a dar atenção e apreço. Se quer bens materiais, ajude outros a tornarem-se ricos. A maneira mais fácil de se obter o que se deseja é ajudar os outros a conseguirem o que querem.
O universo opera por meio de trocas. O fluxo da vida nada mais é do que a interação de todos os elementos e forças que existem, e essa interação acontece por meio da Lei da doação. O que você dá você recebe. O que oferece, retorna a você. Esta troca é o que mantém a vida fluindo. Sem ela, tudo se estagna.
Se você quer que alguém te trate de determinada forma e isso não está acontecendo, a solução não é tratar mal esta pessoa ou ignorá-lá, e sim comportar-se em relação a ela como você gostaria que ela fizesse com você. Sempre que deseja algo, seja uma situação melhor, a maior presença de um sentimento ou uma mudança em sua vida, é preciso sair da individualidade e procurar formar de oferecer o que você tem de bom aos outros. Quanto mais você espalha as coisas boas que deseja para si, mais delas passarão a existir no universo e virão até você. Toda a energia que oferecemos volta para nós. Tudo o que você doa retorna para você. É Lei.
Se as coisas que deseja não estão acontecendo e sua vida parece “travada”, observe se você não está sendo individualista demais, se tem pensado apenas em você mesmo, como se a sua realização fosse tudo o que importa. Se perceber que sim, experimente uma mudança de atitude: abra sua visão, enxergue além de si mesmo e descubra o que você pode fazer para benefício das pessoas e do mundo, para melhorar a energia que existe à sua volta. É claro que essa mudança acontece de dentro para fora, e para isso é preciso que haja vontade verdadeira em seu interior. Mas quando conseguir colocar esta energia para fora, procure espalhá-la o máximo possível.
Quando queremos tudo só para nós mesmos a nossa energia estagna e junto com ela, a nossa vida.
Porém, se no ato de dar, você sente que está perdendo algo, o objetivo real da doação não existe. Ele deixa de ser uma doação para tornar-se apenas uma perda e a Lei não atua como esperado, porque não há energia por trás do seu ato. A intenção é muito importante, até porque ela vem de dentro de você, onde a energia tem mais força. Se você o faz com prazer e felicidade, é isso que receberá de volta.
Mesmo que não deseje nada específico, doar-se positivamente é uma maneira de manter sua vida fluindo de forma feliz. Acredite ou não que tudo isso realmente funcione, agir de acordo com a Lei da doação trará apenas coisas boas e felicidade para a sua vida. Portanto, ofereça diariamente alguma coisa positiva ao máximo de pessoas que puder. Dê sorrisos, elogios, atenção, o desejo silencioso da felicidade do outro, uma palavra amiga. Ofereça o que você tem de melhor ao mundo para manter a circulação de coisas boas fluindo. Tudo voltará para você.